Homens pelo fim da violência contra as mulheres |
A Campanha Brasileira do Laço Branco tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a equidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.
Jorge Lyra - Presidente do Instituto Papai |
O crime mobilizou a opinião pública de todo o país. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.
Foi então lançada a primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher. Nas duas últimas décadas, a Campanha já foi implementada em diferentes países: na Ásia (Índia, Japão e Vietnã), Europa (Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Espanha, Bélgica, Alemanha, Inglaterra e Portugal), África (Namíbia, Quênia, África do Sul e Marrocos), Oriente Médio (Israel), Austrália e Estados Unidos. No Brasil, o lançamento oficial da Campanha foi realizado em 2001.
Leia também:
Marcadas a Ferro
Suely a campanha além de bela é justa.
ResponderExcluirFim para essa violência ridícula!
Xeros
Excelente!
ResponderExcluirNão sabia que existia esse movimento do laço branco, então vamos todas e todos juntos contra a violência contra a mulher...
Faixa da cantora Lu Horta pela não violência contra as mulheres:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=ebT0Vj6voe8&feature=share&list=UUFFTXOlgAlbMCxPXWErTAdA