quinta-feira, 25 de julho de 2013

Santo Domingo, hoje e sempre - Salve o 25 de julho! Dia da mulher negra latinoamericana e caribenha

Hoje é 25 de julho - Dia da Mulher Negra latinoamericana e do Caribe. Vamos à história!
As feministas negras que  estavam em Santo Domingo, na República Dominicana, no Encontro de mulheres afro-latinoamericanas e afro-caribenhas decidiram pela criação da rede de mulheres afro-latino-americanas e afro-caribenhas e pela definição do 25 de julho como Dia da Mulher Afro-latino-americana e caribenha.

Vera Baroni e Suely Oliveira - Encontro de Mulheres de Terreiro- PE
Do ponto de vista simbólico, é uma data cheia de significados. É dia de aglutinação de resistência, de manifestações populares e, sim, de muita luta.  É uma data que visa a resistência negra, um polo de aglutinação de forças e um momento de ampliar e fortalecer as organizações e a identidade das mulheres negras, construindo estratégias para o enfrentamento do racismo e do sexismo.

Hildézia Medeiros - negra, feminista, pernambucana 
Desde o final dos anos 70 sou feminsta - é de quando me lembro - e partipo dos movimentos de mulheres.
Desde então, aprendo todo dia com as resistentes feministas negras. Com elas aprendi, que ser feminista não é necessariamente ser anti-racista.
Que o movimento de mulheres e feminista no Brasil, lá pros idos anos 70 era de mulheres brancas, de classe média e marcadamente heterossexuais. Mas o feminsmo é mais do que isso. Muito mais. 
Obrigada negras mulheres, feministas, que todos os dias me mostram que o feminismo negro é fundamental inclusive para 'sacolejar' ideologias de branquinhas dominantes.

Bianca Cardoso - Blogueira Feminista
Com Luiza Bairros

Ultimamente tenho lido blogs de mulheres negras, de feministas negras e tenho me encantado. Tem uma galera jovem, feministas, negras - nem sempre nessa ordem - cheias de conteúdo, conhecimento e atitude. É com essas mulheres negras e feministas - e muitas outras - que eu aprendo todo dia.


Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário