terça-feira, 13 de março de 2012

"Será que é tempo que lhe falta pra perceber?"

Reproduzo a seguir, Nota das mulheres do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco sobre as declarações do Presidente do Partido em relação às mulheres.

Recife, 12 de março de 2012.

Companheiras e companheiros do Partido dos Trabalhadores,

Nós que compomos a Secretaria estadual de Mulheres do PT/PE, fomos surpreendidas com a declaração ao Jornal do Commércio, na edição de domingo 11/03, do Presidente do Partido no estado, o deputado federal Pedro Eugênio, cujo trecho destacamos abaixo:

O desafio feminino de conquistar o poder

Publicado em 10/03/2012

O presidente estadual do PT, Pedro Eugênio, acredita que as cotas estabelecidas pela lei não resolvem o problema, pois muitas vezes não há uma preparação delas para o mundo da política para que tenham uma real competitividade nas urnas. “Muitas vezes os partidos preenchem as candidaturas com mulheres só para cumprir a lei”, afirma. Ele ainda julga que, embora as mulheres tenham avançado bastante no mundo corporativo, pouquíssimas se interessam pela vida pública. Apesar disso, afirma que dentro do PT não existe um estímulo diferenciado nem uma preparação específica para a candidatura de mulheres.

Seguindo na contramão das nossas lutas e conquistas feministas, o presidente Pedro Eugênio, demonstrou um grande desconhecimento sobre a participação das mulheres na construção partidária quando em 1991 o PT aprovou a política de cotas de 30% para as mulheres, sendo o primeiro a fazê-lo em toda a América Latina.

Ao declarar que “pouquíssimas se interessam pela vida pública”, o presidente nos indigna e nos envergonha perante os movimentos de mulheres e feministas, nos expõe diante de outros partidos (inclusive os de direita), com uma opinião particular, que em muito reflete uma cultura misógina e machista.

No ano em que o voto feminino completa 80 anos e quando o Partido dos Trabalhadores avança com a paridade, lembramos ao presidente que o cargo exercido por ele requer postura e reconhecimento de que as mulheres são partícipes de primeira hora, desde a fundação em 1980 até às eleições que garantiram a chegada do PT às Câmaras Municipais, Prefeituras, Câmara Federal, Senado e Presidência da República.

Portanto, queremos citar Suely de Oliveira (fundadora do PT/PE, componente da Secretaria Estadual de Mulheres e do Coletivo Nacional de Mulheres/PT), que escreveu em seu Blog Matizes Feministas (10/09/2011):

“Como a memória da militância às vezes é curta, é preciso sempre lembrar aos visitantes e aos novatos que essa grande conquista só foi possível depois de muita luta das feministas organizadas no Partido”. 

Exigimos, portanto, uma retratação pública por parte do presidente do Partido dos Trabalhadores, Pedro Eugênio, que com sua postura, demonstra um desconhecimento da história do próprio Partido, fere a democracia interna e o nosso exercício de cidadania.


                                          Secretaria Estadual de Mulheres do PT/PE.

Coletivo Estadual de Mulheres do PT/PE.

 

3 comentários:

  1. Essa declaração do Pedro Eugênio foi lamentável, ou melhor, estúpida! Muito boa a resposta da Sec. Est. De Mulheres do PT/PE.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito infeliz as declarações de Pedro Eugênio. A sua fala está carregada de ideologia machista, um atraso à luta das mulheres. Uma estratégia da negação do potencial da mulher e da importância da mesma na história não só do PT como da humanidade. Até parece que Pedro desconhece mulheres como Dandara, Marie Curi, Cleopatra, Inaldete Pinheiro, Dilma Russef, Luiza Bairros, Maria da Penha, emfim... se for citar o blog vai estourar rsrsr. Porém como Pedro é de Pernambuco, que tal umas aulinhas com Cristina Buarque rsrsr.

    Carlos Tomaz
    Prof. rede estadual de PE
    membro Fórum Est. Educação Étnicorracial de PE
    coordenadenação LGBT do MNU-PE
    coordenador formação REDE NACIONAL AFRO LGBT
    membro QCM - Quilombo Cultural Malunguinho

    ResponderExcluir
  3. absurdo, gente! difícil de acreditar. parece teoria da conspiração, mas não é. esse tipo de pensamento realmente existe por aí. lamentável! Resposta completa!

    ResponderExcluir