domingo, 12 de fevereiro de 2012

Esperança.

Blogueiras Feministas com a Ministra Eleonora Menicucci
Da esquerda para a direita: Lia Padilha, Natália, Suely Oliveira e Thayz Athayde
Eu fui à posse da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. As Blogueiras Feministas foram convidadas para a posse, a transmissão de cargo e a coletiva com a nova ministra. Não tivemos tempo hábil para levar um grupo maior. Era uma sexta-feira e tudo acabou sendo muito em cima da hora. Mesmo assim, as Blogueiras Feministas marcaram presença. Lá estávamos, portanto, eu, Marcelo Caetano, Thayz Athayde, Natália Silveira e Lia Padilha.
Logo na chegada nos deparamos com uma longa fila que só crescia. Pude ver que ali estavam, nos poucos momentos que passei na entrada, trabalhadoras rurais, conselheiras do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, feministas históricas e recentes, gestoras públicas, mulheres de partidos, entre outras. Lá também estava Clara Charf, uma militante em defesa da paz desde a década de 40. Lutou contra o Golpe Militar de 1964 e teve seus direitos cassados. Clara viveu na clandestinidade, foi companheira de Carlos Marighela, que foi assassinado em 1969. É um defensora incansável dos direitos humanos. 

Clara Charf (Foto: Arquivo Pessoal)
A cerimônia de posse da ministra Eleonora Menicucci foi um momento de fortes emoções. E de presenças marcantes. Compareceram pessoas como Amelinha Telles - professora, ex-presa política e integrante da União de Mulheres de São Paulo; Nilmário Miranda - ex-ministro dos Direitos Humanos e atual presidente da Fundação Perseu Abramo; muit@s ex-pres@s políticos junto com seus familiares; Silvia Pimentel - atual presidenta do Comitê para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres das Nações Unidas; Helena Nader - presidenta da SBPC; muitos ministros e ministras; várias autoridades do judiciário; o senador do PT/SP Eduardo Suplicy e a vice-presidente do Senado, a senadora Marta Suplicy do PT/SP, acadêmicos e, claro, muitas representantes dos movimentos feministas  e Lgbt de todo o país.

Foto: arquivo pessoal

Maria Laura (Foto: arquivo pessoal)
Enquanto aguardava a abertura do ato entrevistei algumas das pessoas presentes. Fiz uma única pergunta: quais as expectativas em relação a nomeação da ministra Eleonora Menicucci. Esperança foi a palavra do momento para a maioria, como se pode ver a seguir:
Para Maria Laura, secretária da mulher do PT/DF "a nomeação representa a continuidade de um projeto político e a garantia do compromisso da presidenta Dilma com as políticas para as mulheres. Vejo com muita esperança".

Liège Rocha (foto: arquivo pessoal)
Liège Rocha, Secretária Nacional de Mulheres do PC do B afirma que as expectativas são muito positivas. Segundo Liège, a nomeação dará "um novo impulso à SPM, por tudo que Leo representa e também por tudo que eu já conheço da atuação da companheira feminista".
Paula Beiro, da secretaria nacional de mulheres do PT disse que as expectativas são muito boas. "O reconhecimento que a ministra tem no movimento feminista é muito positivo. Estou animadíssima!"
Elza Campos, da União Brasileira de Mulheres disse que vem à posse com "olhos grandes de esperança". Enfatiza também a história de lutas da ministra e sua competência, produção teórica e acadêmica. Finalizou dizendo que "Dilma acertou em cheio".'
Também as gestoras públicas comemoraram. Maria Teles, secretária da Mulher do estado de Sergipe disse que gostou bastante e que está cheia de esperanças e confiança nos compromissos assumidos por Eleonora Menicucci: "A ministra chega com os ventos favoráveis".
Para Regina Barbosa, do NEPO/Unicamp e também representando no ato a Abrasco, "Hoje é um dia de alegrias. As expectativas são todas maravilhosas. Vamos dar todo apoio para que ela realize e faça um bom trabalho. Com a trajetória de Leo as mulheres realmente se enchem de esperança".

Schuma Schumaher (foto:arquivo pessoal)
Encontrei uma esfuziante Schuma Schumaher, da Redeh/RJ e Articulação de Mulheres Brasileiras que disse: "Estou muito feliz. A Dilma começa enfim a fazer o ministério dela. As expectativas são muitas e grandes, com esse gesto da presidenta escolher uma feminista que tem história e trajetória no movimento. Hoje é um dia de glória!" Para Nalu Faria da Marcha Mundial de Mulheres, as expectativas são as melhores. "A presença de Leo representa a continuidade ao processo que vem se consolidando de inovações em relação às políticas para as mulheres". A Secretária Nacional de Mulheres do PT, Laisy Morière disse que "Espera que a política para as mulheres do governo Dilma avancem ainda mais".
Por fim, encontrei Amelinha Teles,  da União de Mulheres/SP e coordenadora de projetos da Rede de Promotoras Legais que emocionada disse: "Leo é uma mulher reconhecida na luta e na política, comprometida, decidida e empenhada no reconhecimento dos direitos das mulheres. Estou bem feliz e com muita esperança". Nós também.
Amelinha Telles (Foto:Renato de Souza)
E para encerrar esse post, deixo o poema Esperança, de Mário Quintana.
Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...

Texto extraído do livro "
Nova Antologia Poética", Editora Globo - São Paulo, 1998, pág. 118.

Leia Mais:

2 comentários:

  1. Adorei o reconhecimento das demais companheiras que fizeram a História do feminismo chegar onde estamos. Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Suely, lindo o seu texto, sensível e contagiante! Também estou cheia de esperanças! um beijo, Dani Valverde.

    ResponderExcluir