domingo, 12 de junho de 2011

Marcha das Vadias em Recife

Fui à Marcha das Vadias em Recife. Cheguei cedo à concentração. Tudo concorria para não dá certo. O dia, o horário e o local. Sábado à tarde e Praça do Derby. Uma praça cortada por um corredor de ônibus.
Tinha um outro porém: a organização. Um rapaz de nome Jesus (que usava bata e uma coroa de espinhos) se auto-denominava coordenador da Marcha das Vadias em Recife.
Mas vamos aos fatos. A Marcha foi divulgada basicamente pelas redes sociais. Na concentração havia algumas articulações locais feministas, como a Articulação de Mulheres Brasileiras e o Movimento Feminino Popular fazendo oficina de pintura de cartazes. Quanto às palavras de ordem, pode-se dizer que eram pra lá de criativas.
Desde a concentração havia muita gente jovem. Estudantes universitários. Várias mulheres davam entrevistas para rádio, jornal e tv locais. Muitos homens. Não entendi bem porque mas alguns estavam "fantasiados" de mulheres. Com top e maquiagem.
Achei muito legal a adesão dos homens à Marcha das Vadias em Recife. Ajudaram a dar forma e matizes diferentes.
Talvez Jesus tenha carregado um pouco nas tintas, o que fez com que boa parte das notícias sobre a Marcha no dia seguinte quase virassem uma biografia do Cristo.
Mas até isso fez parte. Faz a gente pensar sobre representação e representatividade, afinal de contas, era uma Marcha das Vadias, com apoio e simpatia dos vadios.
Imperdível a chegada das sempre irreverentes Loucas de Pedra Lilás, grupo de teatro feminista. Vestidas de ovelhas cor de rosa e com palavras de ordem, as Loucas "roubaram a cena".
Na hora de sair, já com os cartazes prontos e em punho, percebi que não havia nenhum tipo de equipamento de som para seguir na Marcha. Nem megafone, nem microfone. Ia ser mesmo no grito. E assim foi. Ou melhor, fomos. Vadiando pelas ruas de Recife.
Vadias protestam contra o fim da violência

A Marcha das Vadias de Recife foi colorida, irreverente, animada e divertida. Mas também deu o seu recado, com militantes feministas alertando para a violência contra as mulheres, contra a opressão, pelos direitos sexuais e reprodutivos e contra o machismo.
"A marcha das vadias foi linda!! Libertária! Feminista!! Anárquica, abusada, alegre, contou com a solidariedade ativa de muitos rapazes criativos e ousados, foi o máximo!!! Vou dormir feliz! E sábado estarei na marcha da liberdade!" Ana Paula Portella . Com essa fala que resume a nossa Marcha, encerro esse post.














Referências:
http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/06/11/marcha-das-vadias-arrasta-cerca-de-200-pessoas-no-recife-277224.php

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/06/homens-e-mulheres-promovem-marcha-das-vadias-em-recife.html

http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_noticia.php?codNoticia=9330

Fotos: Suely Oliveira

2 comentários:

  1. Suely, espero que a "Marcha das Vadias" tenha vindo para ficar e que, ano que vem, a participação das pessoas( mulheres e homens) seja muito maior. A nossa conscientização não pode adormecer! "Vamu que vamu". Há muito ainda para ser conquistado. Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo! Seguimos lutando. Beijos!

    ResponderExcluir