As
Católicas pelo Direito de Decidir é uma organização não-governamental feminista que foi existe no Brasil desde 1993. Como diz no próprio site, "busca a justiça social, o diálogo inter-religioso e a mudança dos padrões culturais e religiosos que cerceiam a autonomia e a liberdade das mulheres, especialmente no exercício da sexualidade e da reprodução.
É muito bacana que uma organização feminista católica respeitada como as CDD falem sobre temas tão amordaçados pela Igreja Católica, como os direitos sexuais e reprodutivos, o aborto, o uso da camisinha, entre outros temas tabus e rechaçados pela igreja. Reproduzo o texto que elas estão distribuindo sobre a vinda do Papa Francisco e a necessidade de usar a camisinha. Segue abaixo, o texto e o vídeo. Recomendo.
O Papa vem aí! Fiéis vestem a camisa?
A saúde sexual é um direito. Nos últimos anos, o Estado brasileiro investiu milhões de reais em verbas públicas para conscientizar a população para a importância do uso da camisinha.
A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. Por isso, use camisinha sempre. (Extraído do site do Ministério da Saúde).
Em defesa da vida, da cidadania e da autonomia dos/as jovens, das mulheres e de pessoas LGBTT, Católicas pelo Direito de Decidir produziu uma série de cinco vídeos para se contrapor a esse discurso fundamentalista. O quarto vídeo da série fala justamente sobre a importância do uso da camisinha. O vídeo tem roteiro e direção de Elisa Gargiulo e foi produzido graças ao apoio do Elas - Fundo de Investimento Social.
Para assistir o vídeo, cliquei no link:
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário