terça-feira, 31 de julho de 2012

As mulheres do Recife exigem respeito. Voto é coisa séria!


Nota de Repúdio

Seguindo na contramão da história de nossas lutas e conquistas, o candidato a prefeito da cidade do Recife, Geraldo Júlio, em panfleto virtual na sua página no facebook (facebook.com/geraldo40) coloca as mulheres – eleitoras, cidadãs e sujeitos políticos que somos – como noivinhas no altar.
Queremos repudiar essa atitude, que é além de tudo machista e conservadora, considerando que já se foi o tempo em que o papel da mulher era encontrar um marido, ter filhos e ser uma dona de casa perfeita.
O nosso voto é coisa séria e não estamos à espera do príncipe encantado que nos vai salvar do dragão.
Por outro lado, com essa imagem o candidato “esquece” que o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo, e que, portanto, existem outras formas de casamento e de família.
Nós mulheres somos a maioria do eleitorado brasileiro, em um país com quase 136 milhões de eleitores. Temos uma mulher presidenta da República, mas a nossa representação no Congresso Nacional não condiz com a nossa força. Na Câmara Federal temos apenas 8,77% do total da casa, com 45 deputadas. No Senado, são apenas 12 mulheres para um total de 81 lugares.
No mercado de trabalho, permanecem as desigualdades entre mulheres e homens.
No campo da violência, infelizmente os homens ainda dispõem dos corpos das mulheres da forma como bem lhes convém. Estupros, assassinatos e espancamentos são freqüentes e os índices de violência contra a mulher são alarmantes.
Infelizmente ainda precisamos lutar para que respeitem os nossos direitos e reconheçam a nossa autonomia. As mulheres de Recife exigem ser tratadas como sujeitos políticos e de direitos, como cidadãs e como gente.

Secretaria Estadual de Mulheres do PT de Pernambuco







Add caption

Nenhum comentário:

Postar um comentário