quinta-feira, 1 de março de 2012

Prá não dizer que não falei das flores...

Imagem: http://emeceara2011.blogspot.com
                 
Já começaram os comerciais de promoção e descontos. Inúmeras promoções de eletrodomésticos, que prometem acabar com o sofrimento das mulheres na cozinha e no lar, reforçando a ideia e comportamento que coloca as tarefas domésticas como uma atribuição das mulheres.


Os diretores lojistas sempre dão um jeito de esquentar o comércio nessa época do ano, que corresponde a uma certa 'entressafra', já que somente no mês de maio as vendas voltam a disparar. Então, entre o carnaval e o mês das mães e das noivas tem... o 8 de março! 

Então eles inventam de tudo e de certa forma tem se apropriado comercialmente de uma data que é muito, mas muito especial mesmo para os movimentos feministas e de mulheres. Como todo mundo já sabe, o 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher.

Imagem:Google
Já faz alguns anos que isso vem acontecendo. Nas repartições, o chefe (ou a chefa) compra as rosas vermelhas e distribui com as funcionárias. Geralmente o próprio (ou a própria) se encarrega da tarefa de fazer a entrega. Abre aquele sorrisão, cheio das boas intenções, dá "os parabéns" e entrega o presente que muitas vezes fica lá no copo à espera do final do expediente para só então ser levado dali. 
Tem também aqueles que providenciam um café da manhã, onde todos sorriem e cumprimentam as mulheres dando os parabéns pelo "seu dia". 

Claro que sempre tem os colegas de trabalho que correspondem ao estilo 'perdem um amigo, mas não perdem a piada' e dizem coisas que juram e acreditam ser engraçadas como "Aproveite bem, que só tem hoje" ou "Ainda não entendi porque tem um dia da mulher e não tem nenhum dia do homem". E todo mundo ri daquelas piadas horrorosas e sem graça.

Bom, tem também os maridos. Os irmãos. Os amigos. O porteiro do prédio. Todos em uníssono a lhe cumprimentar, dando "os parabéns" pelo seu dia. E, claro, você é testemunha viva de gentilezas, todo tipo de mimo e agrados que a imaginação deles permite para mostrar o quanto reconhecem o dia da mulher. 

Claro que tem também as promoções de motel, afinal de contas eles acreditam às vezes sinceramente que é também dia de fazer um agrado à "patroa". E muitas vezes as promoções se estendem por todo o mês de março. Lojas de departamento, salão de beleza, cosméticos e maquiagem e tudo que for possível associar as vendas às mulheres.   

Clara Zétkin e Rosa Luxemburgo
(Imagem: Google)
Não tenho nada contra os mimos, gentilezas, presentes e outras e delicadezas, embora eu tenha cá as minhas restrições a incentivar o consumismo. 
O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta. É um dia de mobilização, de manifestações públicas, de debates e de reflexão pela igualdade de gênero e por melhoria das condições de vida para as mulheres. 
No mundo inteiro as mulheres vão às ruas para comemorar as conquistas, protestar contra a violação de direitos, gritar pelo fim da violência doméstica e sexual e reivindicar políticas públicas para a igualdade entre mulheres e homens.
O 8 de Março é mais um dia de luta pela descriminalização do aborto, mais um dia para dizer que nenhuma mulher deve ser presa ou morrer por ter feito um aborto. 
O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta pelo direito à diversidade sexual e contra a lesbofobia.
É mais um dia de luta contra todo tipo de discriminação que as mulheres vivenciam em todos os dias do ano.
Portanto, antes de entregar as flores, antes de dar os parabéns e, principalmente antes de fazer aquela piada, lembre-se de tudo isso.
Viva Clara Zétkin, Rosa Luxemburgo, Simone de Beauvoir, Sueli Carneiro, Frida Khalo, Chiquinha Gonzaga, Clementina de Jesus, Eleonora Menicucci, Margarida Alves, Lélia Gonzalez, Patricia Galvão, Chica da Silva, Clara Charf, Safo, Luiza Bairros, Clarice Lispector, Benedita da Silva, Nara Leão, Luz Del Fuego, Carolina Maria de Jesus, Dalva de Oliveira e todas que ousaram e ousam desafiar a ordem patriarcal e machista, racista e branca, heteronormativa. 

Um comentário:

  1. E o pior é qd chega @ chef@ com a "rosa" na mão e a grande frase: _"por trás de um grande homem, sempre têm uma grande mulher". KKKKKKKKKKK

    Ah! e o texto já foi (RE) postado no meu blog!
    Bjs

    ResponderExcluir